domingo, março 28, 2010

Luz ao fundo do túnel

Benfica 1 - Braga 0
Liga Sagres (24ª Jornada) 28 de Março

Ontem foi dia de mais uma final no Estádio da Luz. Jogo entre Benfica e Braga, primeiro e segundo classificados da I Liga, muito importante na luta pelo título. O Benfica se ganhasse aumentava a distância para o principal adversário. Se perdesse perdia também o primeiro lugar. Ganhar por mais do que um era o ideal, para ficar em vantagem sobre o adversário em caso de igualdade pontual. Mas tal não foi possível, também se previa que ia ser difícil.

O Benfica jogou com o seguinte onze: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ramires (Ruben Amorim, 76’), Carlos Martins (Aimar, 66’) e Di María; Saviola (Kardec, 87’) e Cardozo.

Das 7 finais que faltavam jogar esta era de extrema importância. Previa-se um jogo difícil, muito táctico.
Na primeira parte houve apenas uma equipa a querer ganhar o jogo. O Braga apesar de estar a 3 pontos do Benfica parecia estar contente com o resultado. O Benfica apesar de estar à frente do Braga queria mais. E era assim que tinha de ser.
O Braga limitou-se a jogar em contra-ataque, na esperança de não sofrer golos e com alguma sorte marcar um golo. Estavam muito fechados e o Benfica procurava o golo mas sem sucesso. Mas no período de descontos da primeira parte veio a recompensa merecida para o Benfica. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Luisão que não fez cerimónia e rematou para o fundo das redes. Era a loucura nas bancadas... Golo do capitão que colocava o Benfica em vantagem.


Golo de Luisão pode ser um bom prenúncio, foi ele quem marcou o golo que impulsionou o Benfica para a conquista do último título de campeão nacional.

No 2º tempo o Benfica ainda começou a querer aumentar a vantagem mas o Braga resolveu subir um pouco mais. Afinal de contas a derrota já não lhe convinha. Melhorou com as substituições, mas mesmo assim tiveram apenas uma ocasião de grande perigo. Foi aos 68' um cabeceamento de Moisés que por pouco não entrou na baliza de Quim. De resto limitavam-se a cair e a ganhar livres. Só com esses livres chegavam à área adversária. O Benfica respondeu com muita concentração no sector defensivo e perigo no ataque, tentando encontrar forma de aumentar o marcador. O jogo terminou com 0 1-0 favorável ao Benfica.
Foi um resultado justo para a única equipa que procurou a vitória durante os 90 minutos.

Quanto a mim o Braga fez muito pouco para uma equipa candidata ao título. Apesar de o seu treinador achar que devia ter saído da Luz com um empate. «Uma equipa que chega aqui com esta personalidade e consegue fazer do Benfica uma equipa que não cria grandes situações de golo...» disse Domingos Paciência. Só gostava que ele explicasse melhor essa personalidade, quer ganhar a jogar à defesa até ver no que dá. Se calhar para ganhar um campeonato é preciso fazer mais pela vida, não?

O que realmente interessa é que o Benfica, apesar de ser um jogo de elevada tensão, respondeu de forma positiva quando não podia falhar. A seis jornadas do fim do campeonato, o primeiro lugar está mais seguro com 6 pontos de diferença para o segundo classificado. Permite algum conforto, sabendo que ainda há muito para jogar e nada está garantido. Dá apenas margem a algum percalço que possa existir. Mas se continuarmos com esta vontade e querer, com a concentração necessária e a qualidade evidenciada, estamos no caminho certo... rumo ao título!
Carrega Benfica!

1 comentário:

sloml disse...

Fantástico artigo. Muito bom.