terça-feira, março 30, 2010

Confiança vermelha

Eram três jogos decisivos. Eram ou não eram? Marselha, FC Porto e Sporting de Braga experimentaram a valia do Benfica. Experimentaram e perderam. Perderam e renunciaram ou hipotecaram objetivos. Ficaram a saber quanto vale a melhor formação portuguesa da atualidade.

Foram três embates que não serviram para dissipar dúvidas. Porquê? Porque não as havia. Serviram, isso sim, para reforçar a convicção generalizada de que este Benfica tem tantas virtudes quanto poucos defeitos. Sabia-se que o conjunto dispunha de amplos recursos técnico-táticos. Ficou a saber-se que dispõe também de amplos recursos físicos e emocionais.

Jorge Jesus continua a gerir com mestria o elenco. Sabe renová-lo, aqui e além, sabe também otimizá-lo, jamais lhe diminui qualidade e consistência. A Saviola, Cardozo, Luisão, David Luiz e Di María, a título de exemplo, outros se somam com semelhante caráter e virtuosismo. A todos esses, juntam-se Airton, Éder Luís e Kardec, opções válidas desde um janeiro perspicaz.

Há ainda jogadores, num quadro tão recheado, menos vezes chamados a intervir. Todos querem jogar? Ainda assim, não se vislumbra um único caso de lamúria. Nuno Gomes, responsável por grandes cometimentos nos últimos anos, tem decerto muita responsabilidade nesse particular. Grande atleta, grande capitão, excecional benfiquista, e com um futuro enorme depois de terminar a carreira como jogador no nosso Clube.

O futuro imediato? Pedir um triunfo sobre o mais representativo emblema da mítica terra dos Beatles é o que está no horizonte. Eliminar o Liverpool da Liga Europa? Por que não? Ou o Benfica não está já, categoricamente até, na antecâmara do título nacional e apto para reeditar belas proezas do seu trajeto internacional? Lá estarei em Liverpool!!!!


LUÍS SEARA CARDOSO in Record

Sem comentários: