sexta-feira, agosto 21, 2015

Análise ao início de época

O Benfica, como equipa grande da Europa, decidiu prescindir da pré-época normal, para realizar uma digressão pela América. Preferiu ir à procura do dinheiro e da projeção do clube, em prol de jogos com equipas mais frágeis, para ver a evolução da equipa. Apenas as equipas grandes da Europa se dão a este luxo, mas também essas equipas têm dinheiro para comprar os jogadores que querem.
Quanto ao Benfica, em redução de gastos, tem de ser muito seletivo a comprar, pois os euros não sobram.

Veio o primeiro jogo da época, aquele que não se podia perder, para evitar aquilo que estamos a ver. Todos sabemos que o Sporting é como o golfinho, anda sempre lá por baixo, de vez em quando vem cá cima, faz umas gracinhas e volta lá para baixo. E era por isso que não deveríamos ter perdido aquele jogo, para evitar as gracinhas que já ultrapassaram os limites. Não vou falar do clube que nos declarou guerra, isso fica para uma próxima, mas vou estar atento e aplaudir a sua queda para o sítio do costume. Mas deixo um texto que me revejo, do blog do Hugogil.pt.
Analisando o jogo, não gostei da maneira como o Benfica o encarou. Notou-se que o Jorge Jesus o preparou melhor que o Rui Vitória e isso notou-se logo no jogo de palavras. O Benfica só criou oportunidades a espaços tirando partido das valias individuais de cada jogador, jogando pouco em equipa. O Jorge Jesus jogou como sempre o faz, caindo em cima do adversário, mantendo vários jogadores nas jogadas de ataque. O Benfica devia ter tirado partido dessa projeção atacante para ameaçar com um contra-ataque perigoso, pois temos jogadores para isso. Não percebi porque o Eliseu não jogou, o único defesa esquerdo que temos que sabe atacar.
Perdido o jogo, é hora de aproveitá-lo para ver o que correu mal e pensar no jogo seguinte. Notou-se que o Júlio César ainda mete respeito, que o miúdo Semedo tem potencial, que não há nenhum jogador em Portugal com a técnica do Gaitán e que o Jonas parece ter 25 anos.

Primeiro jogo da época, contra um adversário que mete respeito. Nos últimos anos o Benfica raramente ganhou o primeiro jogo da época, mas este ano não se podia dar a esse luxo. O Benfica ainda está à procura do modelo de jogo, parece-me que o Rui Vitória ainda anda perdido nas ideias do Jorge Jesus e nas suas. Com uma primeira parte pobre a nível criativo, deixou que o Estoril pudesse ter marcado, na segunda parte analisou o jogo, parece que esqueceu o JJ e mexeu bem na equipa, como tantas vezes fez no Vitória. O primeiro golo foi o suficiente para libertar a equipa da pressão e mostrámos 15 minutos à Benfica com 4 belos golos e com isto terminámos a 1ª jornada no lugar que encerramos a última e aquele que nos pertence, o 1º lugar, o lugar do Campeão!
O que me fica na retina, abençoado Júlio César, Semedo sem medo, o capitão Luisão voltou, o Eliseu é defesa esquerdo do Benfica, Gaitán não pode sair, Jonas é o melhor marcado do campeonato, Mitroglou promete e os jovens voltaram a ter oportunidade de jogar na equipa principal. Fiquei contente pelo jogo do Victor Andrade, pois acompanhei os jogos dele na B e só tenho pena de não terem dado a mesma oportunidade ao Jonathan Rodríguez. Tem características que mais nenhum dos outros avançados tem, uma velocidade explosiva e um bom remate.
O 4º golo dedico-o ao JJ e ao Maxi, pois caso não saíssem do Benfica, jamais o Nelson Semedo jogaria. Continua assim miúdo, tens o mundo aos teus pés.

Domingo temos novamente jogo, contra um Arouca que ganhou fora treinado por um treinador que admiro, Lito Vidigal. Provavelmente teremos um mini estádio da Luz em Aveiro. Esperamos o Benfica da última meia hora do último jogo e que venham mais três pontos, rumo ao 35º!

Carrega Benfica!

Sem comentários: