sábado, maio 08, 2010

Estatística - Jorge Sousa

Após sabermos a estatística completa dos árbitros utilizados ao longo da época nos jogos do Benfica, podemos fazer um balanço dessas mesmas nomeações.
Os árbitros mais vezes nomeados para apitar os nossos jogos na Liga Sagres, foram Lucílio Baptista e Jorge Sousa (já a contar com o próximo jogo) com 4 nomeações cada.
Depois de fazer um apanhado dos árbitros, pude constatar que o primeiro árbitro nomeado para apitar o jogo do Benfica pela segunda vez, foi Jorge Sousa, o primeiro árbitro a apitar o Benfica pela terceira vez, foi Jorge Sousa e o segundo árbitro a apitar o Benfica pela quarta vez, foi Jorge Sousa.
Jorge Sousa acabou de ganhar a classificação como o árbitro que mais pontos conseguiu retirar ao Glorioso com 5 pontos (ainda não entra a última jornada, por isso o título é dele) e agora acaba de terminar também em primeiro lugar, em ex-aequo com Lucílio Baptista com 4 nomeações. Por isso Jorge Sousa tem tudo para ser considerado o melhor árbitro da Liga Sagres.
Mas há um jogo que não me sai da memória, uma final da Taça da Liga em que este Super Dragão deu permissão a Bruno Alves e Raúl Meireles para destruir a equipa do Benfica depois de chegada fatigada do jogo de Marselha e uma semana antes de defrontar o outro candidato ao título Braguinha. Se esse energúmeno tivesse expulsado o arruaceiro do Bruto Alves e fosse severamente castigado pela liga, dado que já era reincidente, aquando da agressão em pleno estádio do Dragão, na última vitória do Benfica nesse estádio, talvez ficasse impedido de jogar contra o Benfica no última jornada. Curiosamente, foi o Bruto Alves, sim aquele das agressões da Taça da Liga que marcou o primeiro golo do Porto. Coincidências...

Domingo vamos jogar o último jogo do campeonato frente ao Rio Ave, uma equipa que neste campeonato já não tem nada a disputar. Parece que um campeonato inteiro se resume a um jogo, tratando-se de uma autentica final, com apenas uma vantagem, dado o empate entregar o 32º título ao Benfica. Agora vamos esquecer as 23 vitórias, os 4 empates, as 2 derrotas, os 76 golos marcados e os 19 sofridos, pois tudo se vai resumir a um só jogo, sim ao Benfica - Rio Ave, pois ao longo da semana, estando eu atento à comunicação social, percebeu-se com facilidade que só o Benfica poderá, ou não, perder contra o Rio Ave, pois o Braguinha tem um jogo demasiado acessível, só vai à Madeira defrontar o Nacional. E o Nacional em casa apenas tem duas derrotas contra o Porto e Benfica, ou seja qualquer equipa ganha no Nacional. Já o Rio Ave tem um histórico muito forte fora de casa, goleou o Olhanense, Marítimo e Académica por uma bola a zero.

Mas Domingo, também há um factor importante, o Benfica tem três titulares afastados do jogo pelo Olegário Benquerença, como disse aquele treinador que tem no nome o dia da semana que irá sagrar o Braguinha o campeão dos derrotados, o segundo lugar no campeonato. Mas penso que pelo menos iremos começar o jogo com 11, depois o Jorge Sousa logo decidirá.

Agora, resta-me fazer um apelo a todos os Benfiquistas, não vamos deixar que um Super Dragão deite por água a baixo uma época recheada de grandes exibições, onde demos autênticos banhos de bola na Luz e outros estádios, sim estádios, com excepção das Selvas. Se o Jorge Sousa, não tivesse anulado o golo limpo ao Luisão em Braga, no Domingo não teria todo este protagonismo, e quiçá, já não teria sido nomeado. Se este árbitro abusar de 65 mil adeptos, que seja o último jogo que vai andar com um apito na boca.

Carrega Benfica rumo ao 32º título!

2 comentários:

sloml disse...

Não temos de ter medo de árbitro nenhum. Temos equipa para arrumar o Rio Ave à vontade. Ele não conseguiu fazer nada a favor do seu querido Porto na final da Taça da Liga, portanto não será com o Rio Ave que vamos ter problemas por causa do árbitro. Vamos ganhar e mais nada!

Bimbosfera disse...

Mai'nada! 'Bora lá para cima deles... E o Nacional tira pontos ao Braga, vão ver!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com