terça-feira, novembro 08, 2016

Vermelho dourado sobre azul

O empate de ontem teve sabor a vitória. Se antes do jogo me dissessem que íamos empatar 1-1 não achava piada, mesmo sabendo que o empate para nós não era de todo um mau resultado. Mau era mesmo perder, mas como quero que o Benfica vença sempre, preferia a vitória. Mas depois de estar a perder e empatar aos 92 minutos naquele estádio, não perdemos dois pontos, ganhámos um e foi muito saboroso.


O Benfica entrou bem mas por pouco tempo. O Porto reagiu e começou a criar mais perigo. Luisão teve que ser substituído logo aos 17 minutos e entrou para o seu lugar Lisandro. Aquilo que parecia um grande azar tornou-se no nosso momento de sorte, Lisandro viria a ser o homem do jogo.

É verdade que o na primeira parte o Porto estava com mais posse de bola, criou ocasiões de golo. Mas também é verdade que da mesma forma que as criou também as desperdiçou. E as bolas que foram à baliza encontraram Ederson que mostrou estar à altura nas defesas que fez. A saída do Luisão e o mau estar de Ederson abalaram a equipa que esteva meia desencontrada. Mas o adversário não estava assim tão melhor. O que mais se via eram os jogadores do Porto a atirarem-se para o chão na área. O árbitro não sancionou nenhuma dessas simulações como não sancionou muita coisa. Os jogadores do Porto fizeram faltas duras onde não viram nenhum cartão, o único que viram foi por protestos e depois de rodearem o árbitro como estavam habituados à maneira antiga. Devem ter vistos os vídeos dos seus antecessores e inspiraram-se, repetiram isso várias vezes e foi-lhes permitido. Contudo a melhor oportunidade surgiu para o Benfica pouco antes do intervalo, na sequência de uma canto com Lindelof na área mas a bola a ser cortada por um portista contra o poste. 

Após o intervalo o 0-0 manteve-se por pouco tempo. O Porto chegou à vantagem num lance onde Ederson não foi feliz mas ninguém esperava que a bola fosse passar naquele cantinho. O Benfica reagiu e o jogo ficou perigoso com ocasiões para ambos os lados. O Benfica já só tinha duas substituições e entrou André Horta e Raúl Jiménez. Do lado contrário começaram a querer defender a curta vantagem. Fazia-se a festa no dragão. Depois dos loucos festejos do golo a loucura estava nas bancadas. Aos 80 e poucos minutos já ninguém se sentava, parecia que tinha acabado o jogo. Os nossos adeptos, que nunca se intimidaram ao longo de todo o jogo, continuaram a acreditar e a puxar pela nossa equipa. Se no campo a nossa equipa e adeptos acreditavam, à distância eu também acreditava e muitos benfiquistas deviam acreditar também. Nós aprendemos com o passado. Eles melhor do que ninguém deviam saber que o jogo só acaba quando o árbitro apita. O empate ao minuto 92 foi vermelho dourado sobre azul. Mas eles não podem estar tão tristes, têm mais um momento épico para acrescentar ao seu museu.

A nós este golo veio-nos manter com mais cinco pontos que os rivais. Estamos apenas na 10ª jornada, ainda há muito campeonato para jogar. Continuamos sem derrotas e apenas com dois empates. É óbvio que é muito importante ter esta vantagem mas é preciso continuar com os pés bem assentes na terra e trabalhar com este espírito de família que faz a diferença nos momentos difíceis. 

O campeonato vai ter nova paragem . O próximo jogo será em casa com o Moreirense no dia 27 de Novembro. Antes disso haverá compromissos das seleções que espero não nos tragam mais lesões. Depois dia 19 há jogo para a Taça de Portugal em casa com o Marítimo e dia 23 jogo na Turquia para a Liga dos Campeões contra o Besiktas. 

Espero que este espaço de tempo seja bom para a recuperação dos nossos jogadores lesionados que não há meio de libertarem o departamento médico.

Aqui fica o onze do Benfica: Ederson, Nélson Semedo, Luisão (Lisandro, 17’), Lindelof, Eliseu, Samaris, Pizzi, Salvio (Raúl Jiménez, 72’) Cervi (André Horta, 58’), Gonçalo Guedes e Mitroglou. 

E o golo filmado por quem estava lá a acreditar até ao fim, foram fenomenais no apoio!


ORGULHO EM TI MEU BENFICA!

Sem comentários: