sexta-feira, dezembro 10, 2010

Cachas

Os jornais desportivos andam numa animação. Qual deles consegue brincar mais com o nome do Benfica. Por isso deixo aqui esta crónica de João Paulo Guerra sobre este assunto.

Cachas

No defeso, como agora em vésperas da reabertura do mercado, não há dia em que os jornais não anunciem novos "reforços" para o Benfica. Eu, até como jornalista profissional, não desconfio, à partida, dos jornais, embora saiba que alguns fizeram a opção do sensacionalismo e da subordinação, total e por qualquer meio, à ditadura das tiragens e vendas. Trata-se de um mercado sensível e de um tecido empresarial em que os fins comerciais nem sempre se coadunam com os princípios deontológicos. Mas é também um meio muito sensível à manipulação induzida a partir de grupos organizados de interesses. As "fontes" que oferecem "cachas" sobre iminentes contratações do Benfica têm muitas vezes razões ocultas que os próprios jornalistas e jornais podem não vislumbrar. Embora não me repugne acreditar que alguns detectem a manobra à vista desarmada, mas que alinhem por opção própria ou por interesse. Como também entendo que num mercado de trabalho tão marcado pela precariedade, uma "caixa", ou até mesmo uma "cacha", pode valer um contrato.
Assim, uns engolirão o isco porque sabem que o Benfica é a receita certa para vender papel. Dizia um insuspeito empresário do meio, para o qual trabalhei, que "há três assuntos para vender jornais: o Benfica, o Benfica e o Benfica". E depois das manchetes sobre o Benfica, que venham as chamadas de título sobre o resto do Mundo. Mas também há quem saiba muito bem que certas "notícias", sobre determinados "reforços", criam sentimentos de desilusão entre os adeptos, porque os tais "reforços" nunca estiveram para vir e acabam por não chegar, como podem ter efeitos desestabilizadores para dentro do plantel.
Nota: As "caixas" são notícias de destaque em primeira mão. As "cachas" são enganos, ardis. É dos dicionários.

João Paulo Guerra in Jornal "O Benfica"

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Um texto destes é que deveria passar obrigatoriamente em muitos blogs que se dizem Benfiquistas e que mais não são que caixas de ressonância de muita merda que para aí vai... Ah, pois é!

Abraço e Boas Festas a Todos

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com