terça-feira, setembro 25, 2018

Muito obrigada Capitão!

Hoje vi-te dizer adeus ao futebol. Foi tudo muito inesperado. Já tinhas anunciado a tua última época de águia ao peito por isso estava a habituar-me à ideia. Nesta época ainda não tinhas jogado mas acompanhava nas redes sociais como continuavas a treinar com empenho. E como continuavas a marcar presença na Luz nos dias de jogo mesmo fora dos convocados, sempre acompanhado pela família. E hoje percebi que talvez tenha sido mais por eles, que sempre estiveram lá para ti, e talvez já fosse altura de estares lá mais para eles (ou elas neste caso!).

Chegaste muito novo e numa altura em que o Benfica estava há muitos anos afastado das conquistas. Nem sempre bem amando. Nem sempre bem compreendido. Foste ganhando a confiança e respeito dos adeptos aos poucos. E nestes 15 anos de águia ao peito ninguém te pode acusar de falta de profissionalismo. Deste sempre tudo dentro de campo. Aprendeste a amar o Benfica e a fazer dele o teu clube, daí terminares a carreira aqui. Foste um grande representante da "mística".
Tens muitos momentos inesquecíveis no Benfica. Mas há alguns que ficam mais na memória. Chegaste na época de inauguração da nova Luz. E foi também o recomeço do novo Benfica. Passaste por momentos muito bons mas também por momentos muito maus. Na tua primeira época tiveste que enfrentar um momento muito duro para todos, a partida de Miklós Fehér. Alguns anos depois também cá estavas na despedida ao "nosso Rei" Eusébio. Estiveste naquela época em que perdemos tudo... Mas acho que ter vivido esses momentos também te fez ficar cada vez mais forte. E com isso as vitórias também têm outro sabor. No fim da primeira época a conquista da Taça de Portugal foi a melhor forma de homenagear o Miki. Que época de emoções tiveste logo para começar. Na época seguinte o Benfica conseguiu por fim ao jejum de 11 anos sem ser campeão. Jamais irei esquecer aquele teu golo ao Sporting na penúltima jornada na Luz. O título de 2004/2005 foi dos mais importantes da minha vida. Outro golo inesquecível foi o golo ao Liverpool em casa numa grande campanha europeia do Benfica. Eu e o meu irmão já dizíamos, golo do Luisão só pode ser um bom prenúncio! E aqueles momentos em que puxavas pelos adeptos. Aqueles momentos em que davas a cara pela equipa como um Capitão faz pelos seus. Todas aquelas celebrações de títulos mais do que merecidos. O Tetracampeonato para juntar aos teus outros dois campeonatos. Só faltou um título europeu. E esteve tão perto. Era muito merecido. Mas tenho mais pena ainda que não tenhas saído Pentacampeão!

Como já disse, não estava à espera, ontem saiu a notícia que podias terminar a carreira, hoje marcaram uma cerimónia de despedida... tudo em contra-relógio! A tua saída deixa-me preocupada. Saiu o senhor Shéu, sais tu, quem vai fazer o que vocês faziam naquele balneário? Quero acreditar que deixaram boas sementes e que quem fica saiba dar continuidade ao vosso trabalho.

A partir de agora terás um novo papel no Benfica. Fico feliz por isso pois acho que mereces e o Benfica precisa de pessoas como tu. Tenho pena pelo fim da carreira mas fico feliz que tenha sido no Benfica. E tenho pena que esta despedida tenha sido sem adeptos. Isso é que não percebi mesmo. Porque tenho a certeza que terias um estádio cheio a ovacionar-te, bem o merecias.

Desejo-te as maiores felicidades para o futuro! 
Muito obrigada por tudo Grande Capitão!

Sem comentários: