quarta-feira, maio 13, 2015

Semana de nervos

Esta semana ando numa ansiedade... porque será?

Primeiro - Jogo do título

Domingo, dia 17 de Maio de 2015, às 18 horas começa o jogo do Benfica em Guimarães. Pode ser, e acredito que seja, o jogo do título. Durante esta semana muito se tem falado sobre este jogo. Na cabeça de todos os benfiquistas sei que já só se pensa numa coisa (34). Mas anda por aí muita gente também a pensar no mesmo, só que no sentido inverso, em como evitar o inevitável. Podem, quando muito, adiar, mas o 34º título está à vista e só uma catástrofe o pode impedir. No entanto, "gato escaldado de água fria tem medo". Acho que já sofremos o suficiente para perceber que nada está ganho e que é preciso lutar até ao fim. Vamos jogar num estádio difícil, contra um equipa forte e num ambiente hóstil. 
Lembro-me perfeitamente que depois de pontuarmos em Alvalade olhava para o  calendário e pensava que a coisa se estava a compor para o nosso lado. O calendário era "teoricamente" mais fácil para  nós e a saída mais difícil era em Guimarães. E aí eu dizia, já temos que chegar lá campeões! Temia que se precisássemos de vencer aí para não perder o título ia ser muito difícil conseguir e íamos sofrer muito. A verdade é que o título ainda não está ganho. Mas também é verdade que se a vitória nos dá o título, a derrota ou o empate não nos o tiram. E isso dá-nos algum conforto. Não quero com isto dizer que podemos até perder e está tudo bem, não. Ficaria a faltar um jogo em nossa casa com o Marítimo onde era obrigatório ganhar. Saber que temos dois jogos para ganhar um é mais confortável, mas vencer já é ainda mais confortável. O último jogo pode ser só para cumprir calendário e fazer uma bonita festa no Estádio da Luz.

Segundo - Adversário do jogo do título

Para nós está em jogo o Campeonato Nacional. Para o Guimarães é mais um jogo do campeonato, toda a gente quer sempre ganhar, a vitória ainda lhes pode alimentar o sonho de passar o Braga (esse é o campeonato deles, tal como para o Sporting querer sempre ficar à frente do Benfica nem que seja em penúltimo lugar) mas o play-off da Liga Europa já está garantido. Acredito que queiram ganhar porque qualquer equipa quer ganhar, e então ao Benfica todos querem ganhar. E claro para adiar a festa do Benfica, porque não gostam do Benfica nem de ninguém que não seja do Vitória. Mas daí a dar prémio de 10 mil euros a cada jogador em caso de vitória ou empate é no mínimo ridículo. Ou então não. Obviamente esse incentivo não me parece vir do Vitória mas sim de outro clube. O que já não me espanta, nem que um incentive, nem que outro aceite. 

Terceiro - Local do jogo do Título

Jogar em Guimarães, ser Campeão em Guimarães e festejar em Guimarães é um tema que muito se tem abordado nas redes sociais e na Gloriosasfera.
Eu como benfiquista do norte que sou já fui mais que uma vez a Guimarães ver o Glorioso. É a localidade mais perto da minha onde o Benfica vem jogar. Mas já fui a outras terras do norte também. E de todos esses sítios onde fui garanto que Guimarães foi o pior. Já la vi o Benfica ganhar e perder. Já senti na pele as consequências negativas de estar nos arredores do estádio só por ter um cachecol do Benfica ao pescoço no fim de um jogo onde até tínhamos perdido. Foi mau, mas felizmente houve adeptos do mesmo Vitória que impediram que fosse pior. Mas conheço muita gente que diz a Guimarães nunca mais, tais as experiências negativas naquela cidade. A cidade em si é muito bonita e com um ambiente muito agradável extra futebol. Mas quando mete futebol, os adeptos do Vitória são doentes. Eu sei que doentes do futebol há muitos e em todas as equipas. Mas eles não são normais. Vivem aquilo de tal maneira que só se pode ser do Vitória. Quem torcer por outro clube para além do Vitória não é Vitoriano mas sim vitorino. Não se festejam títulos de outras equipas na cidade. Mas este ano estamos a falar de uma coisa diferente. A acontecer o título do Benfica será conquistado precisamente nessa cidade. E as gentes do Vitória de Guimarães que tanto se prezam de ser de um clube com uma massa associativa diferente deviam saber dar o exemplo do que realmente é ser diferente e não igual aos piores exemplos de futebol neste país. O senhor presidente da assembleia geral do Clube já devia saber, por andar no futebol há algum tempo, que o Benfica é um Clube do Mundo. E há benfiquistas em qualquer lugar. Há Benfiquistas em Guimarães também. E esses adeptos têm direito de manifestar a sua alegria, respeitando sempre o próximo. Isso deveria ser em qualquer ocasião e qualquer lugar. Sabemos bem que não é. Mas quem quer ser respeitado tem que saber dar-se ao respeito. Enquanto assim não for não se chega a lado nenhum. 

Domingo só espero e acredito mesmo que o Benfica ganhe. Nem que seja uma vitória "à vitória pequena" (a minha francesinha preferida em Guimarães). E depois que haja festa benfiquista dentro da liberdade a que têm direito sem ferir ninguém e sem serem feridos.

Respeitem e serão respeitados! E agora ... Oh Sport Lisboa e Benfica o Campeão! Mostra a tua raça o querer e ambição! Nós só queremos o Benfica Campeão!


Carrega Benfica!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo excelente texto!

Até amanhã às 18 Horas

Viva o Benfica!

http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

ana_slb disse...

Obrigada! Está quase!
Saudações Benfiquistas!