quinta-feira, julho 01, 2010

Portugal de fora do Mundial

Portugal deixou a África do Sul, acabando por chegar hoje de madrugada a Portugal depois de ter sido derrotado pela Espanha.
Portugal foi para o campeonato do mundo depois de ter efectuado um apuramento tremido, tendo de recorrer ao playoff, onde eliminou a selecção da Bósnia numa eliminatória também tremida. Portugal tem excelentes jogadores que jogam nos melhores clubes europeus e nacionais, no entanto, nunca foi uma equipa capaz de criar um grupo coeso com rotinas de jogo, de forma a mostrar um entendimento dentro de campo que permita ganhar jogos e proporcionar bons espectáculos de futebol.
A Portugal faltou uma equipa técnica liderada por alguém competente que tivesse conhecimento de futebol. Tivesse um modelo táctico, escolhesse os melhores 2 ou 3 jogadores para cada posição, fizesse as experiências todas com esses jogadores e na hora da verdade escolheria os que estariam em melhor forma física, porque o Mundial é uma competição de um mês, em que não adianta ter um craque se ele não estiver em forma, ou não se justifica deixar um jogador de fora em grande forma porque tem 34 anos e substituí-lo por um de 26, só por ter mais futuro pela frente.
Além de preparar a equipa, colocando-a a jogar bom futebol, tirando partido do melhor que cada jogador pode dar à selecção, a equipa técnica também tem a missão de mostrar aos adeptos que é possível ganhar jogos, mover multidões que transmitem força aos jogadores para dar tudo em campo pela pátria.

Mas Portugal não teve uma equipa técnica capaz de fazer nada de jeito, acabando por fazer tudo ao contrário e por isso, já está de fora do Mundial de forma justa. Uma equipa técnica em que os jogadores convocados por ela, não a respeitam, diz tudo. Espero que a Federação reflicta sobre o que se passou desde que Carlos Queirós chegou ao comando da selecção lusa e pense se é este o caminho que pretende seguir.
Algumas respostas para que se reflicta:
O que ganha a selecção em ter três jogadores brasileiros naturalizados?
O que ganha a selecção em ter um seleccionador que nunca passou de um bom adjunto?
O que ganha a selecção em ter um seleccionador que no dia da final da Taça da Liga, foi não sei para onde?
O que ganha a selecção em ter um Cristiano Ronaldo a jogar apenas centrado nele?

O apuramento para o Europeu está à porta, espero que se organize toda a estrutura e que continuemos a mostrar que Portugal tem bons jogadores e que continue a sonhar que é possível ganhar títulos!

1 comentário:

Jotas disse...

Julgo que com uma equipa banal como é este actual Portugal, os serviços minímos exigidos foram cumpridos.
Com tanta incopetência, aliada ao facto de em termos de sorteio termos sido a selecção menos favorecida, apenas aconteceu o que se esperava.