quarta-feira, junho 02, 2021

O Benfica somos nós

A 23 de maio o Benfica terminou a época 2020/2021. Terminou como começou, a perder. Foi uma época de terror, a fazer lembrar tempos negros do passado que pensei não voltar a ver no Benfica

O problema do Benfica está dentro do próprio clube, de quem lá está, e já se vem a arrastar há algum tempo. A meu ver o desinvestimento na época de tentar o pentacampeonato mudou o destino vencedor que se estava a criar. No ano seguinte a Reconquista foi um milagre de Bruno Lage. Na minha opinião era um treinador que tinha todas as condições para ficar largos anos no comando técnico do clube, mas com uma direção que o quisesse lá, que lhe desse condições para singrar e, claro, que colocasse os interesses do Benfica na frente de interesses próprios.

No último ano Luís Filipe Vieira fez um investimento louco e desmedido, que não fez até então, na esperança de conquistar os sócios para lhe darem mais 4 anos na liderança do clube. O seu objetivo foi conseguido e a maioria deu-lhe o que ele queria. Para mim já tinha chegado ao fim o seu reinado. Não sou fanática anti-Vieira, reconheço que fez um trabalho fantástico e recuperou o Benfica na sua fase mais negra. Fez muito trabalho positivo. Agradeço-lhe muito por isso. Mas tudo tem o seu tempo e um fim. Deveria ter saído em outubro. Não se ter recandidatado teria sido o mais sensato, saía pela porta grande. Sendo candidato não deveria ter sido reeleito. As alternativas podiam não ser a melhores. Rui Gomes da Silva foi quem se assumiu primeiro mas não reunia muito consenso no meio dos benfiquistas. Noronha Lopes parecia o mais indicado mas talvez tenha aparecido tarde demais para alguns benfiquistas. Vieira apostou tudo num treinador que, para mim, jamais voltaria ao Benfica, e conquistou a maioria dos sócios que lhe garantiram a continuidade na presidência. Sendo assim só me restava apoiar quem estava e acreditar que quem estava errada era eu.Apesar de não ser a favor do regresso de Jorge Jesus sempre acreditei que pelo menos a equipa iria jogar bom futebol. Não podia estar mais enganada. A época não foi só péssima a nível de resultados como também a nível de futebol praticado.

Após falhar o último objetivo na Taça de Portugal e terminar a época sempre pensei que alguém da estrutura viesse assumir responsabilidades. Nem direção, nem equipa técnica foram capazes de assumir o que quer que fosse. Até ao fim refugiaram-se no surto de Covid que afetou a equipa sem reconhecerem os próprios erros. O antes e o pós surto Covid ninguém assumiu. E durante o próprio surto a equipa não podia ter jogado como outros não jogaram. Aceitamos tudo o que nos fazem, não defendemos os próprios interesses, queremos que outros nos defendam e depois lamentamo-nos. Isso não é defender o Benfica. E Jorge Jesus podia e devia ter a humildade de assumir o falhanço total. A equipa praticou um futebol deprimente do passe para o lado, passe para trás. Ainda na final da taça, atribuir a derrota ao lance da expulsão do Helton Leite, por muita razão que se tenha, é lamentável. Obviamente que condicionou o jogo. Mas o que mais condicionou o nosso jogo foi a opção do treinador ao tirar o Pizzi quando jogava com 3 centrais. Eu já vi o Benfica em inferioridade numérica ser muito superior ao adversário. E até com Jesus no comando... outros tempos! Houvesse raça e coração que o resultado seria outro. Mas quando do banco se vê resignação não há milagres. Este Jesus veio ainda pior do que o que foi. Ainda mais convencido a achar-se o salvador pátria sem capacidade de assumir os erros pois na sua opinião ele é perfeito.
Quando foi contratado disse que só quis assinar por uma época. Vieira queria quatro. Ficaram-se pelas duas. Se ele só queria uma, se não atingiu nenhum objetivo nem sequer cumpriu nada do que prometeu, não seria de grande dignidade chegar-se à frente, assumir a culpa e ir-se embora? Uma vez que não o fez não seria a vez da direção o fazer a ele e/ou com ele. Sempre pensei que tínhamos Homens no cube mas afinal enganei-me. Estas mesmas pessoas que estão a afundar o Benfica estão a preparar a próxima época. Até tenho medo do que aí vem.
 
Agora já muitos benfiquistas que elegeram Vieira estão arrependidos. Mas no próprio dia já era tarde. Já está marcada a próxima Assembleia Geral do clube. Mas se alguém tinha esperança de aí poder alterar alguma coisa pode esquecer. Para a realização da Assembleia há imperativos de segurança sanitária a cumprir que obrigam a que a apreciação e a questão aos documentos objeto da votação seja por email. Digamos que muito conveniente neste momento para a direção. Lamentável.

Estou profundamente desiludida não só com a época que terminou como com o rumo que o clube está a ter. É muito triste e doloroso ver que o Benfica está a servir interesses pessoais e não os interesses dos benfiquistas. Com muita pena minha. Apesar de tudo é muito importante manter a união da família benfiquista! Porque o Benfica somos nós! E cá estaremos sempre para o que der e vier!


SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!

1 comentário:

Joice Santiago disse...

Tudo dito! Tudo escrito!
Grata pela partilha!